segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os acontecimentos da vida nos ensinam a viver melhor?







As recordações  que temos em nossa vida, nos ajudam a fazer um presente melhor nos dando base para um futuro muitas vezes  bem diferente de nosso passado. Porém entre os acontecimentos mais marcantes de nossa vida, retemos os ensinamentos aprendidos ou muitos de nós os guardamos como que em uma gaveta  em nossa mente e raramente  os abrirmos para uma faxina (nossos momentos de reflexão sobre a vida),mas quando o fazemos, nos vem à mente algum  acontecimento e as consequências dele.Assim, nos  aflora a memória dor ou felicidade de tempos memoráveis. Essa circunstância nos invade a alma, como em um círculo de emoções  repetidas e sempre recontadas ao longo do tempo, ao longo da vida...

Em muitas circunstâncias é dita a frase:  ‘o povo tem memória curta’. por diversos motivos e situações é uma frase muito falada. Em algumas vezes se justifica, em outras não. Mas pessoalmente nossa memória histórica  nem sempre funciona. Uma das ocasiões mais desgraçadamente desmemoriadas  são as eleições para os cargos políticos de nossos governantes. Aqui no Brasil, presidente,  governador e tantos outros cargos  políticos se fizeram notórios quando ressurgiram das cinzas, ocupando muitas vezes os mesmos cargos dos quais foram expulsos. Nem todos os brasileiros, lógico, mas muitos,nem conseguem lembrar-se do que fizeram de errado tais políticos, e dão a estes seu voto em nome de ser somente um nome conhecido. Nesse caso realmente a frase vale.

A falta ou o mau uso da memória, pode nos acarretar  muitos danos .A história não pode ser esquecida. Seus fatos justos ou errados, conectam-se através da memória na medida que não caem no esquecimento e nos proporciona uma leitura sempre atual das razões e perspectivas do homem em relação ao seu  presente. O que você sabe da História da  humanidade que  acredita não poder repetir-se jamais? Você está entre as pessoas que conseguem responder a essa pergunta ou entre aquelas que terá  que consultar a Internet para se recordar  ou aprender sobre um passado  ,mesmo que nem tão remoto assim? Se estiver entre os do segundo grupo de pessoas, cuidado !Pois este grupo é o grupo com maior probabilidade de ser manipulado, enganado e derrotado em inúmeras situações.

Desde nossa vida  pessoal até  as abordagens nacionais,nossa memória fundamenta-se  entre o  singelo esquecimento e a dor das lembranças mais angustiantes e sofridas, que nunca são esquecidas. Porém a memória de um grupo é sempre mais forte e eloquente  que a de uma só pessoa. A História não conta fatos pessoais, mas  elege homens que  se tornaram a própria história ou  fatos que produziram homens  que fizeram  a História. Nesse seguimento o que tem grande importância para um  país, não significa nada para outro. Um grande homem de uma nação, não é tão especial para uma outra nação. Mas fatos  históricos mundiais, são vistos com  respeitos por todos os homens, porque estes foram os fatos que geraram consequências para  todos nós. Que fizeram a raça humana avançar ou retroceder.

Maura Nelle


A recordação da felicidadenão é felicidade; A recordação da dor ainda é dor.... 
Lord Byron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário.
Paz e Bem!
Maura Nelle