domingo, 19 de maio de 2013

A Cruz Nossa de Cada Dia





A nossa referência de cruz é a cruz a qual Jesus foi crucificado. Uma cruz cheia de significados para aqueles que acreditam aquele ter sido O MOMENTO da História. Diferente do que imaginam algumas pessoas não foi só o apelo brutal da cruz que compadeceu o mundo, mas a docilidade do Homem que sendo Deus se deixou ir para Cruz. Para muitos foi loucura, para outros o entendimento que foi Amor.
O sentido da cruz é sofrimento. Ao falarmos: “cada um com sua cruz”, estamos dizendo que todos nós sofremos e experimentamos a dor. Mas o significado cristão é: confiança, otimismo e aprendizado. Estar conscientes que a cruz nos faz crescer é a certeza que abraçar a cruz individual é atravessar o ‘vale da sombra da morte’, acompanhados por Aquele que sempre vai adiante e nos convida a segui-lo: 

“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.”

Lucas 9,23


Jesus disse essas palavras enquanto aqui esteve conosco, formando seus apóstolos e discípulos. Mas agora Ele nos convida a segui-lo e adorá-lo em ‘Espírito e verdade’. É um convite permanente e não deve ser tomado como sinal de sofrimento, mas de coragem. Ser cristão nos dias de hoje é um ato de amor e coragem porque desafia as regras egoístas que a sociedade impõe a maioria dos filhos de Deus.

Maura Nelle 



“Apesar de parecerem palavras duras, elas são, na verdade, esperança e conforto. Com efeito, carregar cada um a sua cruz é um caminho de vida, por mais paradoxal que possa parecer. Não que a dor tenha um valor em si mesma, mas porque o sofrimento é uma lição, uma vez que o ser humano vive neste mundo um tempo de aprendizado e aceitar o sacrifício é se aprimorar. Não há ninguém que se conheça, enquanto não foi provado.” 
 Cônego José Geraldo Vodigal de Carvalho
 Professor no Seminário de Mariana - MG



“O sofrer passa, ter sofrido permanece eternamente”.
Santa Tereza de Ávila

Um comentário:

  1. Lindas leituras e adequadas para um dia de reflexão e oração. Bom e bento domingo para você.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário.
Paz e Bem!
Maura Nelle