segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Respeito e os Outros





Quero começar esse texto escrevendo algo que meu pai sempre fala e eu aprendi. Foi um aprendizado que entrou em meu coração, como gosto de falar.
“O seu direito começa quando acaba o direito dos outros.”
Essa frase faz jus a meu pai que desde que me entendo por gente, sempre usou esse princípio. E hoje aos 74 anos, eu percebo que ele é a pessoa mais admirada que eu conheço.Não tem inimigos e possui um coração gigante.Meu pai é assim, sabe respeitar a todos indistintamente.
Quando eu escrevo sobre respeito, não consigo deixar de lembrar e pensar nele. Ele me ensinou que o respeito ao próximo é a melhor forma de expressar o amor que sentimos por nosso semelhante. E que ao respeitarmos alguém ou defender seus direitos, esse alguém nunca irá esquecê-lo.
Esta tarde encontrei essa historinha garimpando na internet, não sei a autoria, porque não estava  mencionado lá, mas gostei muito e pensei em  mostrá-la a vocês :

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito. Incluíram tudo, mas... cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"... Coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos. Sabe de uma coisa? Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem... E ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.


 “Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário.
Paz e Bem!
Maura Nelle