domingo, 5 de maio de 2013

Remorsos






Poucos não os têm. E quando chegamos a determinado tempo de nossas vidas , olhamos em direção a nosso passado e percebemos que muito do que fizemos,Teve motivação equivocada ou mesmo consequências desastrosas e pensamos que hoje, poderíamos estar vivendo sem a culpa que aquelas ações de então nos trouxeram.
Muitos de nós confunde remorso com arrependimento ou mesmo imagina ser a mesma coisa. Costumo dar um exemplo bem prático sobre essa questão:
Judas e Pedro, dois dos apóstolos de Jesus. O primeiro sentiu remorso indescritível por sua ação de haver entregue O Mestre. O segundo se arrependeu profundamente por ter negado a Jesus. Judas tirou a própria vida depois de haver julgado a si mesmo tomado pela ignorância e urgência de por fim a seu sofrimento. O outro, Pedro, no auge de seu arrependimento, pediu perdão a Deus e com renovada força do Alto, assumiu seu papel de líder dos Cristãos em meio à grande perseguição que se seguiu na época de então.
A diferença entre um e outro sentimento foi posta a prova no momento limite de cada um deles. A diferença tática foi a fé. Judas conviveu com Jesus pelo mesmo tempo em que Pedro também viveu. Tinha ele, grande prestígio entre os apóstolos, era o tesoureiro do grupo. Pedro,foi o escolhido para levar adiante aqueles homens, a quem Jesus vinha instruindo, formando dia a dia.
Mas na percepção de Judas, o que ele fez, não tinha perdão e nem sequer achava justo pedir esse perdão a Deus porque não se julgava digno de ser perdoado. Por isso não soube seguir adiante. Não soube lidar com a culpa e o remorso. No remorso nos vemos diante de algo que nos impede de pensar com clareza, de refletir nossas emoções e endireitar nosso rumo. Por isso não raro, são essas pessoas, as que sentem remorsos, que veem na morte a melhor saída. E, no entanto, ao distinguirmos o remorso do arrependimento e escolhermos a segunda opção, nos vemos diante não apenas da saída, mas do início de novos rumos para nós. Ao pedir perdão Pedro reassumiu seu lugar junto a sua comunidade e levou até o fim sua missão, com coragem e determinação. Em seu arrependimento foi perdoado e entendeu suas limitações crendo na esperança seu caminho.
Assim,ao entendermos nossas fraquezas e nos empenhamos a levantarmos nas quedas, estaremos aprendendo uma lição que nos fará seguir adiante, cientes que não somos perfeitos, mas que podemos aprender dia a dia sobre sentimentos, erros e acertos, o que nos conduzirá a um melhor entendimento humano. Porque falsa e grande pretensão é, querermos entender as pessoas que nos cercam sem contudo, aceitar que tal como nós , estão sujeitas a errar e também a acertar.E que podem aprender  com suas experiências boas e ruins endireitando o passo da vida, buscando a felicidade para a qual todos fomos feitos.

Maura Nelle

"Ah, mas a fé nem vê a desordem ao redor..." 
  Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário.
Paz e Bem!
Maura Nelle